Páginas

08 setembro 2013

Este Domingo foi dia de

Braderie aqui na terra. Todos os anos no início de Setembro as pessoas juntam a tralha toda que têm em casa e vão para as ruas da vila vender a preços simbólicos - é isto uma braderie.
As ruas enchem-se de gente desde as 7h às 17h, as pessoas compram barato, os outros acabam com as coisas que só estão a ocupar espaço lá em casa e ainda juntam uns trocos... é uma alegria!
Encontra-se de tudo, desde loiças a televisões, consolas e bicicletas, caricas e vinil, passando bastante pelas roupas e artigos para criança.
O espaço que cada banca ocupa é pago a 2€ por metro quadrado, mas ninguém tem de ir à câmara reservar nem nada parecido. Cada um abanca onde quer (dentro das ruas limitadas para o efeito) e durante o dia aparecem lá as devidas pessoas a cobrar pelos devidos metros quadrados medidos a olho.
O ano passado comprei lá uma tábua de passar a ferro, um ferro de engomar e um secador de cabelo, tudo funcional, praticamente novo e de boas marcas, a 2€ cada. Como vêm, é tudo uma verdadeira pechincha!
Este ano comprei por lá uma carteira e uma mala.


As braderies são algo que se faz pelo menos uma vez por ano em todas as terras aqui da zona, se bem que a da nossa terra é das maiores, pois percorre todas as ruas de todo o centro da vila, reúne centenas de bancas/vendedores e traz milhares de visitantes/compradores.
Tenho cá para mim que se isto existisse em Portugal as pessoas não aderiam muito, porque ainda existe muito aquele preconceito de estar a comprar coisas usadas!

2 comentários:

  1. Fizeste-me voltar ao passado ao tempo em que estava por aí a fazer um estágio...ao tempo que não ouvia falar disso...eu achava o máximo!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar

E vocês, o que acham?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...